Hiperplasia prostática benigna - O básico

O que é hiperplasia prostática benigna?

"Hiperplasia prostática benigna" é o termo médico para aumento da próstata. A próstata é uma glândula que circunda a uretra (o tubo que transporta a urina da bexiga para o pênis) ( figura 1 ). Essa glândula geralmente aumenta nos homens à medida que envelhecem.

A hiperplasia prostática benigna, também chamada de "HBP", é um problema comum. Não tem nada a ver com câncer de próstata. De fato, a palavra "benigno" significa "não câncer".

Quais são os sintomas da HBP?

Muitos homens com HBP não apresentam sintomas. Quando os sintomas ocorrem, eles podem incluir:

●Precisando urinar com frequência, principalmente à noite

●Problemas para começar a urinar (isso significa que você pode ter que esperar ou forçar antes que a urina saia)

●Ter um fluxo fraco de urina

●Episodios de perda urinária

●Sentindo como se sua bexiga não estivesse vazia, mesmo depois de urinar

• Episódios de retenção urinária

Existe um teste para HBP?

Sim. O seu médico pode verificar a HBP fazendo um exame retal. Isso significa que ele colocará um dedo no seu ânus para verificar o tamanho da sua próstata . O seu médico também pode fazer exames de urina ou sangue para verificar se seus sintomas podem ser causados ​​por outro problema, como uma infecção da bexiga.

Existe algo que eu possa fazer sozinho para me sentir melhor?

Sim. Você pode melhorar seus sintomas de HBP:

●Reduzindo a quantidade de líquido que você bebe, especialmente antes de dormir

●Limitando a quantidade de álcool e cafeína que você bebe. Essas bebidas podem fazer você urinar com mais frequência.

●Evitar medicamentos contra resfriados e alergias que contenham anti-histamínicos ou descongestionantes. Estes medicamentos podem piorar os sintomas da HBP.

●Fazendo algo que os médicos chamam de "esvaziamento duplo". Isso significa que, depois de esvaziar a bexiga, você espera um momento, relaxa e tenta urinar novamente.

Devo consultar um médico?

Se você tiver sintomas como os listados acima, consulte seu médico para descobrir se a HBP é realmente o que os está causando. Esses sintomas podem ser causados ​​por outros problemas, por isso é importante que eles sejam verificados.

Se você tem HBP, seu médico pode oferecer diferentes opções de tratamento. Mas você não precisa ser tratado se seus sintomas não o incomodarem. A menos que você perca a capacidade de urinar completamente, deixar a HBP não tratada não fará mal a você.

Como a HBP é tratada?

As opções de tratamentos incluem:

Espera vigilante - Esperar vigilante significa que você espera para ver se seus sintomas mudam, mas não recebe tratamento imediatamente. Os homens que escolhem essa opção podem decidir tentar o tratamento mais tarde se os sintomas piorarem ou se os sintomas começarem a incomodá-los mais.

Medicamentos - Existem dois tipos de medicamentos comumente usados ​​para tratar a HBP. Um tipo relaxa os músculos que circundam a uretra. O outro tipo impede a próstata de crescer mais ou até ajuda a diminuir a próstata. Em alguns casos, os médicos sugerem tomar os dois tipos de medicamento ao mesmo tempo. Dependendo dos seus sintomas, o seu médico também pode sugerir outros medicamentos.

Cirurgia - A cirurgia para tratar a HBP funciona removendo parte da próstata ou fazendo com que a próstata encolha. Existem várias cirurgias para escolher.

Como escolho qual tratamento devo tomar?

O tratamento certo para você dependerá de:

●Quanto seus sintomas o incomodam

●Como você se sente sobre as diferentes opções de tratamento

Se seus sintomas não o incomodam muito, talvez você não precise de nenhum tratamento. Por outro lado, se seus sintomas o incomodarem, você provavelmente deve ser tratado.

Os médicos geralmente sugerem a tentativa de remédios primeiro para ver se eles ajudam. Se os medicamentos não fazem o suficiente, a cirurgia também é uma opção. Ao pensar em suas escolhas, lembre-se de que os tratamentos podem ter um lado negativo. Os medicamentos podem causar efeitos colaterais, por exemplo. E a cirurgia tem alguns riscos gerais, e às vezes também pode causar problemas sexuais e outros efeitos colaterais.

Quando você estiver pensando em qual tratamento tomar, pergunte ao seu médico as seguintes perguntas:

●Qual a probabilidade de esse tratamento melhorar meus sintomas?

●Quais são os riscos ou efeitos colaterais deste tratamento?

●O que acontece se eu não tiver esse tratamento?