INCONTINÊNCIA URINÁRIA

A Incontinência urinária é a perda involuntária da urina. Pode ser dividida em 3 categorias: esforço, urgência e mista.

Existem basicamente três tipos, com causas e sintomas diferentes.

• Bexiga hiperativa - Ocorre quando o grande músculo da bexiga está hiperativo, devido a pequenos danos nos nervos (cirurgia ou parto). Se caracteriza pela necessidade urgente em ir ao banheiro, mesmo quando a bexiga contém pouca urina (homens com esses sintomas podem estar relacionado ao aumento do tamanho da próstata, o que não é um problema urinário);

• Incontinência devido ao stress, ou incontinência de esforço - Os músculos que envolvem a uretra evitam que a urina escape. Quando eles tornam-se fracos, mesmo pequenas quantidades de nosso stress diário podem ocasionar o escape de pequena quantidade de urina. Por exemplo, atos como tossir, espirrar, rir, se exercitar ou levantar objetos pesados podem causar um breve relaxamento desses músculos, permitindo que seja liberada a urina. Nas mulheres esse tipo de incontinência ocorre freqüentemente após a gravidez ou menopausa;

• Sintomas mistos - É comum ocorrer sintomas de ambos os tipos descritos anteriormente e, nesse caso, cada sintoma deve ser tratado separadamente. Não existe um tratamento único que seja eficaz para ambas as condições.

Há diversas causas:

• Comprometimento da musculatura do assoalho pélvico por gravidez e partos (sobretudo traumáticos);

• Tumores malignos e benignos;

• Obesidade;

• Compressão da bexiga devido a doenças pélvicas;

• Procedimentos cirúrgicos;

• Pressão abdominal causada por quadros pulmonares obstrutivos;

• Diabetes;

• Lesões neurológicas

TRATAMENTO:

O tratamento irá depender da causa e do tipo da incontinência. De uma maneira geral, a incontinência de esforço é tratada com fisioterapia ou cirurgia (sling) , e a por hiperatividade do músculo detrusor é tratada com medicamentos,

saiba mais agendando sua consulta