POSTECTOMIA - ORIENTAÇÕES PÓS OPERATÓRIA

 

 

Após o procedimento, você poderá se alimentar normalmente.

É importante a presença de acompanhante, especialmente, no momento da alta. Por conta da sedação, não é recomendável dirigir ou tomar decisões no dia do procedimento. Consumo de álcool também não é recomendável neste período.

Logo após o procedimento, recomendo aplicar gelo no local do procedimento, por 10 a 15 minutos, a cada 1 ou 2 horas, durante as primeiras 48 horas de pós-operatório. Essa medida evita inchaço e inflamações e ajuda a garantir o conforto neste período.

O primeiro curativo deve ser retirado apenas no outro dia para evitar sangramentos.

O curativo é simples, com adesivos sintéticos e gaze, e deverá permanecer por 48 horas.

Para maior conforto, sugiro utilizar roupa íntima de algodão, um pouco mais ajustada para conferir sustentação e conforto.

Siga a medicação da receita, que conta sempre com um anti-inflamatório e um analgésico convencional. Procure utilizar esses medicamentos sempre após a alimentação para evitar desconforto gástrico. Qualquer dúvida ou particularidade pode e deve ser discutida imediatamente, a qualquer momento.

Sugiro repouso relativo nos primeiros dois dias após o procedimento. Não é necessário permanecer deitado, mas, evitar esforços neste período, tornará extremamente confortáveis e fáceis os próximos dias.

 

Você poderá voltar ao trabalho após 48 horas do procedimento, caso não execute tarefas fisicamente ativas. Exercícios leves (caminhada, alongamentos) poderão ser retomados após 1 semana. Exercícios mais intensos (corrida, musculação) deverão aguardar 2 a 3 semanas. Esportes de contato (futebol, cavalgada, ciclismo) deverão aguardar 3 a 4 semanas. Esses períodos são estimativas e variam caso a caso. A regra de ouro é o bom senso: se houver a tríade “disposição e vontade”, “ausência de desconforto” e “incisões limpas e secas”, a atividade pode ser tentada. Se houver qualquer problema, reduza a atividade.

Atividade sexual deve ser evitada por pelo menos 30 dias, para evitar qualquer lesão da ferida.

Oliveira -   Rua José Pinto de Carvalho - 155 - Centro

Belo Horizonte - Hosp. Vera Cruz - R. Aimorés 3000